
8 de junho de 2016
Fim do emissor gratuito para NF-e e CT-e
Há algumas semanas, a Secretaria da Fazendo de São Paulo divulgou que a partir de 01/01/2017 os emissores gratuitos de NF-e e CT-e deixarão de receber atualizações e não será mais possível seu download. Importante deixar claro que para quem ainda estiver usando ele até poderá funcionar depois dessa data mas qualquer nova regra implementada após 01/01/2017 não contemplará o emissor gratuito impedindo a emissão da NF-e.
De todas as NF-e´s emitidas, 92,2% são de emissores não gratuitos, isso também foi um motivador para sua descontinuidade.
As empresas que ainda usam essa ferramenta terão que buscar no mercado softwares especializados para não parar seu o faturamento.
O Emissor NF-e disponibilizado desde 2006 de forma gratuita pela Secretaria da Fazenda de São Paulo já cumpriu com seu propósito. Desenvolvido apenas para emitir os documentos fiscais, não tinha o objetivo gerencial, é trabalhoso e confuso seu preenchimento obrigando o usuário a ter grande atenção nos cálculos dos tributos e demais informações obrigatórias, pois o mesmo não os faz de forma automatizada e não segue um padrão de acordo com o tipo de documento a ser emitido, exigindo grande responsabilidade da empresa, caso o preenchimento seja feito errado, poderá acarretar em prejuízos e multas.
Essa é a grande a chance dessas mesmas empresas se organizarem buscando ferramentas que irão agilizar a emissão de suas NF-e´s e inclusive melhorar a gestão em outras áreas de seu negócio.
Hoje em dia os Sistemas ERP´s estão mais populares e com ótimo custo benefício, não importando se for uma pequena empresa familiar ou uma grande indústria. As ferramentas de gestão precisam ser eficazes e confiáveis para tomada de decisões, seja um simples relatório de notas emitidas no mês ou um cronograma de produção.
O pequeno empreendedor que ainda usa o emissor gratuito será obrigado a buscar uma alternativa paga e quanto antes melhor, pois exigirá um tempo de adaptação e digitação das informações necessárias para dentro do novo sistema.
Aí vem a pergunta, onde está a vantagem em um sistema pago? Podemos elencar várias, como organizar, integrar, unificar a gestão eliminando planilhas e outras formas de controle, agilidade na emissão dos documentos dentre outras.
Outra vantagem também muito importante é que usuários das empresas que usam o sistema gratuito sofrem por não ter suporte para suas dúvidas. Quando se deparam com uma situação, uns acabam recorrendo para seus escritórios de contabilidade, e estes até ajudam mas isto normalmente não faz parte de suas atribuições. Com a adoção de sistemas pagos isso deixa de ser um problema.
No final das contas vale o investimento pois obriga as empresas, independente de seu tamanho, a se organizarem adquirindo um sistema pago.
Confira aqui algumas soluções para seu negócio
Acesse a notícia clicando aqui
Everton M. Gonçalves
Gerente de Suporte
MHTEC SISTEMAS