1 de junho de 2016
Markups no Wiser
Algum tempo atrás, em um treinamento sobre cadastros de Materiais e Produtos, o cliente questionou a utilidade do campo Markup na tela do cadastro de materiais. O questionamento foi sobre a vantagem e o objetivo daquela informação, já que parece mais simples apenas definir um percentual fixo para o lucro desejado. Se meu produto tem o custo de R$ 100,00, aplicando apenas 10% de lucro, chego no meu preço de venda de R$ 110,00.
Já tivemos outros casos de clientes com a mesma dúvida, então decidi escrever esse post com alguns exemplos práticos, com o objetivo de manter um guia que possa auxiliar outras empresas no futuro.
O que é Markup ?
Primeiro uma breve definição sobre o Markup. Trata-se de um índice, aplicado a um produto ou serviço sobre o seu preço de custo, para que se obtenha o preço final de venda.
Como calculo meu Markup ?
O percentual do Markup deve ser composto das suas despesas fixas, variáveis, percentuais de comissões e principalmente, do percentual de lucro que você deseja obter com a venda.
Uma das vantagens de utilizar esse índice, é a garantia de que todas as suas despesas e o seu lucro sejam cobertos da forma que você planejou. Então antes de fazer um exemplo com Markup, vamos criar uma situação como a sugerida pelo cliente no inicio desse post, aplicar apenas um percentual fixo ao custo, para chegar no preço de venda.
Percentuais
Impostos sobre faturamento = 10%
Despesas fixas = 5%
Comissão = 2%
Lucro =15%
Total = 32%
Para os nossos exemplos, vamos utilizar um produto onde o preço de custo total é R$ 100,00. ( materiais + mão-de-obra ).
Exemplo 1
Aplicando um percentual fixo:
Preço de Custo R$ 100,00
Preço de Venda aplicando o percentual fixo de 32% = R$ 132,00
Agora fazendo o calculo inverso para descobrir o lucro dessa venda:
Preço de venda = R$ 132,00
(-) menos Impostos (10%) = R$ 13,20
(-) menos Despesas Fixas (5%) = R$ 6,60
(-) menos Comissão (2%) = R$ 2,64
(-) menos Custo Total = R$ 100,00= Sobraram R$ 9,76
Veja que aplicando o percentual fixo, no final não tivemos o lucro esperado de 15%, mas sim 6%. Isso porque, com o aumento do preço de venda, aumentam minhas despesas, como impostos e comissões.
Exemplo 2
Aplicando o Markup
Para chegar no índice de Markup, utilizamos a seguinte fórmula:
Markup = ( 100 – Custo Total de Venda ) / 100.
Então:
Markup = ( 100 – 32 ) / 100
Markup = 68 / 100
Markup = 0,68Preço de Custo R$ 100,00
Preço de Venda aplicando o Markup = R$ 100,00 / 0,68
Preço de Venda aplicando o Markup = R$ 147,06
Vamos fazer o calculo inverso para descobrir o lucro dessa venda:
Produto vendido R$ 147,06
(-) menos Impostos (10%) = R$ 14,71
(-) menos Despesas Fixas (5%) = R$ 7,35
(-) menos Comissão (2%) = R$ 2,94
(-) menos Custo Total = R$ 100,00= Sobraram R$ 22,06
Veja que no exemplo 2 nosso lucro foi de R$ 22,06, os 15% que havíamos previsto na nossa tabela.
Claro que o Markup pode não ser a solução ideal para todos os tipos de empresa. Porém hoje é uma das formas mais simples e utilizadas no mundo.
Um abraço e até a próxima.
Alexandre Hogler.
Tags: custos, formacaodeprecos, precodevenda